DESPERDÍCIO DE COMIDA
Pratos cheios, não latas de lixo cheias!
Muitos alimentos acabam no lixo, não só em casa, mas a caminho do consumidor. A IA evita o desperdício de alimentos durante a produção e na cadeia de abastecimento.
Imagine que seu marido a surpreenda pela manhã dizendo: “Vou cozinhar algo bom para nós hoje à noite!” Você teme o pior! Afinal, seu marido mostrou tão pouco talento na cozinha que você nem pode confiar nele para não queimar a água do macarrão! À noite, porém, você se surpreende quando seu marido lhe serve um risoto de legumes quase perfeito. De onde vem o talento repentino de seu marido? Ele conta com um suporte tecnológico, uma espécie de IA para a cozinha de casa – o Thermomix. Este aparelho não apenas informa exatamente quais ingredientes colocar na panela, em que quantidades e em que ordem, mas também cozinha tudo na temperatura certa pelo tempo certo. Assim, até mesmo os não iniciados podem cozinhar refeições saborosas, com um efeito colateral não insignificante: você não precisa jogar comida fora porque está cozida demais ou queimada. O que agora está chegando à cozinha doméstica é uma prática comum na indústria alimentícia. Os fabricantes estão usando inteligência artificial tanto para criar novos produtos quanto para organizar a cadeia de suprimentos. O principal objetivo é evitar o desperdício de alimentos.
Doce ou salgado? AI determina a mistura ideal
Antes de criar um novo produto alimentício, os fabricantes determinam as características desejadas e a composição do produto. Que concentração de nutrientes deve ter? Deve ser doce, azedo ou salgado? Que consistência deve ter? Freqüentemente, muitos processos de fabricação com diferentes composições de ingredientes individuais são necessários para alcançar o resultado final desejado. Isso significa misturar, provar, descartar e remixar. Este processo é repetido até que o produto tenha as características desejadas. Dessa forma, os fabricantes produzem uma grande quantidade de sobras inutilizáveis que acabam no lixo. Com a IA, esse desperdício de alimentos pode ser eliminado. Isso ocorre porque as propriedades de um ingrediente, como sabor, consistência ou teor de açúcar, podem ser descritas por fórmulas matemáticas. Essas fórmulas, por sua vez, formam a base de um modelo de otimização. Este modelo contém todas as propriedades de todos os ingredientes necessários. Um algoritmo então calcula a melhor proporção de mistura para dar ao produto final as características desejadas. Os fabricantes de cereais, por exemplo, podem escolher entre até 50 ingredientes diferentes ao criar novas misturas. Usando IA, eles determinam qual combinação de ingredientes produzirá o sabor certo para um novo produto. Isso significa que as combinações inadequadas não acabam na lixeira após a produção, mas podem ser eliminadas desde o início.
VÍDEO: IA NO COTIDIANO
Desperdício de comida
Neste vídeo, nosso colega Tyrone Castelanelli, AI Catalyst da INFORM, explica como a IA está ajudando os fabricantes de alimentos a criar novos produtos. Isso inclui a produção do Cuvée, que já começou para que você possa fazer um brinde à altura no réveillon.
Maduro ou não? IA determina tempo de colheita na agricultura
A qualidade das matérias-primas é determinante para o sabor e sucesso de um produto. Por isso, a agricultura também está usando a IA para melhorar seus processos produtivos e, assim, evitar que produtos de baixa qualidade sejam produzidos e jogados no lixo. Por exemplo, um sistema de alerta precoce baseado em dados detecta riscos de infecção de culturas em tempo hábil. Para fazer isso, os sensores sem fio medem muitos parâmetros agrícolas, como temperatura e umidade, que são cruciais para o crescimento das plantas. Mas a idade das plantas, o histórico de doenças e o clima atual também estão incluídos no processo de medição e análise totalmente automatizado. A previsão do risco de doenças está se tornando mais precisa do que nunca. As fazendas também estão usando cada vez mais tecnologias de IA baseadas em imagens como parte de seu gerenciamento de campo. Para isso, contam com drones sobrevoando suas áreas cultivadas. As áreas e suas plantas são escaneadas do ar, uma grande quantidade de dados é analisada diretamente e o cultivo é monitorado de forma extremamente confiável em tempo real. Por exemplo, é possível determinar o grau de maturação de grãos, frutas e vegetais para se preparar para a colheita no momento certo. A condição do solo também pode ser determinada com precisão usando a tecnologia de IA baseada em imagens para alertar sobre a necessidade de água, fertilização e pesticidas.
Em todo o mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos comestíveis acabam no lixo todos os anos. Só a Alemanha responde por 1,8 milhão de toneladas por ano. A forma como os alimentos são manuseados ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar é responsável por isso.
Quanto e quanto tempo? A IA determina as condições ideais ao longo da cadeia de suprimentos
No entanto, evitar o desperdício de alimentos não é importante apenas no processo de fabricação. Em todo o mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos comestíveis acabam no lixo todos os anos. A Alemanha sozinha responde por 1,8 milhão de toneladas disso por ano, o que corresponde a um terço do consumo atual de alimentos na Alemanha. Responsável por isso é a forma como os alimentos são manuseados ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar. Aqui, também, a IA pode ser aplicada de várias maneiras para evitar o desperdício de alimentos. Por exemplo, a IA pode ser usada para fazer previsões precisas de flutuações na demanda. Usando essa previsão de vendas, os fabricantes planejam seus processos de fabricação com base no comportamento esperado do consumidor. Isso significa que eles podem produzir um produto na quantidade certa, dependendo das vendas previstas. Isso não apenas evita a superprodução. Os fabricantes também otimizam todos os processos de aquisição a montante com base na previsão de vendas porque compram todos os ingredientes apenas na quantidade adequada. Isso significa que estoques superdimensionados de matérias-primas não precisam mais estragar
Graças à previsão de vendas otimizada com base em IA, os fabricantes planejam todos os processos, desde a aquisição até a produção, para que nenhuma matéria-prima estrague e acabe no lixo.
Na cadeia de abastecimento, a IA também é usada para calcular o prazo de validade de alimentos frescos, como frutas e vegetais. Com base em parâmetros como água, açúcar ou teor de ácido, a IA determina a vida útil de um produto alimentício e evita que produtos já estragados cheguem aos supermercados, onde são declarados invendáveis e jogados fora. O mesmo se aplica à perecibilidade da carne fresca. Usando dados sobre higiene, segurança alimentar e qualidade, a IA calcula uma data estimada em que um produto será estragado. Dessa forma, pode ser lançado no mercado e vendido rapidamente.
FATO CURIOSO
IA desenvolve chocolate
O que a IA e o chocolate têm em comum? Você deve aproveitar ambos com bom senso. Então, tanto o chocolate quanto a IA vão adoçar sua vida. A IA agora também está desenvolvendo chocolate. Uma empresa finlandesa de alimentos analisou mais de um milhão de preferências de sabor usando IA. O objetivo: um chocolate que agrade a todos, independentemente do sabor de sua preferência.
O que estou cozinhando hoje? IA desenvolve receitas
A IA está ajudando em muitos pontos cruciais a fornecer aos consumidores produtos ideais sem desperdiçar alimentos desnecessariamente. Uma pergunta, no entanto, permanece: “O que estou cozinhando hoje?” Seu marido provavelmente perguntaria ao Thermomix depois do sucesso do risoto de legumes. E com certeza encontraria ali receitas preparadas. Mas quem sabe como eles provariam? Seria melhor se você pudesse especificar o sabor desejado e o dispositivo criasse uma receita individual com base nessas informações. O Thermomix ainda não é capaz de fazer isso. Até que esteja equipado com a IA necessária para isso, você terá que se resignar a selecionar seu dispositivo ou abrir um livro de receitas da maneira clássica. Ou você pode pedir a uma ferramenta como o ChatGPT para criar uma receita para você de acordo com suas preferências de gosto. Bom apetite!