EDITORIAL
IA está aqui para ficar!
por Dr. Jörg Herbers, CEO na INFORM
Queridos Leitores,
Recentemente, participei de um painel de discussão em uma conferência de tecnologia. Depois de pouco mais de 20 minutos de intensa discussão, um dos participantes fez uma referência ao ChatGPT, provocando a reação imediata de outro participante que comentou em tom presunçoso que este foi o evento do seu dia que mais demorou a trazer à tona o tópico do ChatGPT. Esta comédia situacional é um bom reflexo do que estamos vivenciando desde novembro de 2022. O ChatGPT é nada menos que o aplicativo de crescimento mais rápido de todos os tempos. Durante anos após o lançamento do iPhone, houve rumores de interrupções futuras. Agora, poucos duvidam que a próxima grande disrupção está sobre nós. A maioria de vocês provavelmente já experimentou o ChatGPT. Estamos todos fascinados em como um grande modelo de aprendizado de máquina – um “grande modelo de linguagem” no jargão – pode aparentemente responder a perguntas e interagir com os usuários de maneira tão convincente e articulada, incluindo um leve fator de “assustamento”.
A IA está se infiltrando na vida cotidiana há muito tempo.
Não há dúvida: a IA veio para ficar! Em alguns casos, a IA penetrou em nossas vidas pessoais de forma muito discreta: com Siri e Alexa, com recomendações de produtos em sites de compras, com termostatos inteligentes e, certamente, em breve, com muitos outros textos gerados automaticamente. (Não, este não é gerado automaticamente!) Empresas centradas em IA estão cada vez mais avançando em inteligência artificial, e nosso foco na INFORM tem apoiado processos de negócios com algoritmos por mais de 50 anos. Cada vez mais, “tomada de decisão digital” é uma descrição inadequada. A quantidade de dados disponíveis para nossos clientes hoje está crescendo rapidamente. Isso nos permite fornecer suporte inteligente muito mais holístico, independentemente de os dados serem baseados em algoritmos de aprendizado de máquina ou em algoritmos de pesquisa e otimização que dão suporte à tomada de decisões, planejamento e programação.
AI suporta logística e processos de produção.
Nesta edição de nossa revista, apresentamos exemplos de aplicações cotidianas de inteligência artificial. Descrevemos como aplicativos de software inteligentes podem fornecer suporte preciso. Os modelos de linguagem podem desempenhar um papel aqui, mas outras abordagens geralmente são necessárias, especialmente para processos físicos de produção e logística. Utilizamos abordagens orientadas por dados, como aprendizado de máquina, além de métodos de busca e otimização que também fazem parte da inteligência artificial e dão saltos semelhantes. Chamamos isso de “inteligência artificial híbrida” – usando os melhores métodos inteligentes para o problema em questão.
A IA deve ser usada de maneira eticamente responsável.
Estamos preocupados que a inteligência artificial seja usada de maneira eticamente responsável. Na INFORM, usamos algoritmos exclusivamente para casos de uso eticamente justificáveis. Para algoritmos cujas decisões afetam humanos, garantimos que eles possam ser controlados a qualquer momento e que seus resultados possam ser verificados e ajustados. Para nós, a decisão final é sempre do ser humano. Desta forma, já estamos lançando as bases hoje para atender aos requisitos regulatórios futuros, por exemplo, do “EU AI Act”.