GLOSSÁRIO
O que significa o termo IA?
Explicamos os termos e tecnologias mais importantes relacionados à IA.
I
Inteligência Dedutiva
...é um novo tipo de tecnologia desenvolvida pela INFORM para o sistema de gestão da força de trabalho WorkforcePlus. Permite separar os níveis técnico e lógico durante o desenvolvimento. A lógica modular é expressa em regras de derivação, as chamadas regras de dedução. Isso permite que o sistema faça deduções por conta própria, sem precisar descrever nas regras onde e como elas devem ser aplicadas. Isso permite a implementação simples e rápida dos requisitos individuais do cliente. As regras de dedução são executadas no DI Engine.
L
lógica difusa
…imita a maneira humana de se comunicar, modelar e raciocinar. Raramente usa termos que são apenas verdadeiros ou falsos. Enquanto na lógica clássica, uma declaração só pode ser verdadeira ou falsa (0 ou 1), o valor de verdade das declarações aqui também pode assumir valores intermediários (por exemplo, 0,2 = não muito verdadeiro ou 0,9 = bastante verdadeiro). Dessa forma, regras de decisão podem ser formuladas, como “Se os contêineres forem bastante leves e a pilha de contêineres estiver bem próxima à parede do cais, não empilhe muito alto ali”. (…para minimizar o risco em caso de tempestade).
I
Inteligência Artificial Híbrida
Sob este termo, nós da INFORM integramos pesquisa operacional e inteligência artificial, incluindo lógica difusa e aprendizado de máquina. A combinação de algoritmos de computador e experiência humana leva a resultados muito superiores ao gerenciamento tradicional e algoritmos puramente baseados em dados.
IA
Inteligência artificial
…é um ramo da ciência da computação que lida com o estudo dos mecanismos do comportamento humano inteligente. Por um lado, o objetivo ambicioso é imitar o comportamento e o pensamento humano. Por outro lado, trata-se de uma execução automática e autónoma de tarefas em áreas claramente definidas. Para isso, vários métodos são utilizados, incluindo redes neurais, aprendizado de máquina, métodos heurísticos e lógica fuzzy. Na vida cotidiana, a IA pode ser encontrada em sistemas de reconhecimento de fala e texto, entre outros. Na medicina, a IA auxilia os médicos durante operações e diagnósticos. As empresas usam IA principalmente para resolver problemas complexos de otimização.
M
Máquina de Aprendizagem
…é um subcampo da inteligência artificial. Ao reconhecer padrões em conjuntos de dados existentes, os sistemas de TI são capazes de encontrar soluções para problemas de forma independente. O objetivo é vincular os dados de forma inteligente, reconhecer correlações, tirar conclusões e fazer previsões. Para que isso seja bem-sucedido, os sistemas devem primeiro ser treinados com dados relevantes. Regras para analisar o conjunto de dados e reconhecer padrões também são necessárias. Posteriormente, os sistemas de aprendizado de máquina podem calcular previsões e probabilidades de eventos, adaptar-se a mudanças de forma independente e otimizar processos com base em padrões reconhecidos.
P
Pesquisa Operacional
...é a tecnologia na qual todos os sistemas INFORM são baseados. Inclui métodos de ponta de Pesquisa Operacional (OR) e Inteligência Computacional. OR pode ser usado para planejamento, bem como para o controle “em tempo real” de processos de tempo crítico. As empresas usam OR para resolver, entre outras coisas, problemas de armazenamento, vendas, alocação e distribuição, bem como problemas de cálculo de rotas ótimas. Isso geralmente é muito complexo: encontrar a rota de viagem mais curta possível por 15 cidades para um representante de vendas teoricamente deixa 43.589.145.600 possibilidades. Com OR, as empresas encontram a melhor alternativa de decisão possível a partir de um número tão grande e incontrolável.