PLANTA DE LOGÍSTICA
Apenas esteja lá sem chamar a atenção.
Uma máquina de lavar tem 1.800 peças. Na produção, cada um tem que estar no lugar certo na hora certa. Uma tarefa logística gigantesca – ideal para o uso de IA.
Quase ninguém percebe conscientemente coisas que todo mundo usa todos os dias como algo natural. Isso é especialmente verdadeiro para telefones celulares, mas também para eletrodomésticos. Máquinas de lavar louça, máquinas de lavar, secadoras, aspiradores, fornos e geladeiras facilitam a vida cotidiana. Eles só são notados quando estão quebrados ou ausentes. Essa é a experiência dos fabricantes de eletrodomésticos. Mas eles precisam lidar com milhares de peças individuais que compõem máquinas de lavar e lava-louças. Para montá-los na ordem certa, eles devem chegar no lugar certo da linha de produção na hora certa. Se faltar uma peça, o pior que pode acontecer é a produção parar. É aqui que fica clara a importância de um sistema logístico interno funcional. Os sistemas de software baseados em inteligência artificial ajudam as empresas a manter o fluxo de materiais fluindo sem problemas. Desta forma, evitam-se as indesejadas conspicuidades causadas pela falta de materiais.
A logística da planta consiste em dois processos: entregas externas de materiais e transportes internos de materiais. Os grandes fabricantes precisam movimentar mais de 100 caminhões por dia na área de entregas externas de materiais. Além disso, dependendo do tamanho da fábrica, existem várias centenas de transportes internos para mover o material do depósito para a produção.
É quando falta uma peça na linha de montagem que a importância da logística interna se torna aparente.
Uma questão de sequência: logística de entrega externa.
O desafio na logística de entrega é descarregar rapidamente os caminhões que chegam à fábrica. Isso significa ter as pessoas certas com o equipamento certo no lugar certo na hora certa. Além disso, o tráfego de caminhões em frente e dentro da fábrica deve ser organizado para evitar congestionamentos. Além disso, o processo deve ser eficiente, ou seja, funcionários, meios de transporte e pontos de carregamento devem ser usados de maneira uniforme. Saber exatamente quando qual caminhão entregará qual material é fundamental para operações tranquilas. Para fazer isso, os fabricantes alocam intervalos de tempo e levam em consideração todas as condições que afetam a velocidade: Quando o frete é necessário? Quantos caminhões precisam ser descarregados em quais docas? Quantos caminhões podem passar pela instalação ao mesmo tempo? E quantas pessoas e quais recursos estão disponíveis e quando?
Somente software baseado em IA e otimização matemática pode acompanhar todas essas condições simultaneamente e calcular a alocação ideal de datas de entrega com base na situação geral
Você tem mais IA em sua casa do que pensa!
Você sabia que a IA controla muitos eletrodomésticos? Uma máquina de lavar mede a quantidade de roupa e o grau de sujidade, otimizando a quantidade de água e a velocidade de centrifugação. Como resultado, a máquina gasta menos água e eletricidade. A IA também oferece suporte à vida diária do usuário com sugestões de programas personalizados, processos de limpeza automatizados e mensagens de erro fáceis de entender.
A otimização em tempo real é crítica.
Assim que um caminhão chega à fábrica, esse tipo de software também calcula a sequência ideal de produção de todos os caminhões atualmente na fábrica. Além da data de entrega programada, o sistema conhece o status atual de todos os recursos em todos os momentos. Com base nessas informações, os caminhoneiros recebem instruções precisas sobre quais pontos de carregamento visitar e em que ordem. A otimização em tempo real é crucial. Não importa o quão bem você planeje com antecedência, sempre há a chance de que imprevistos, como engarrafamentos ou quebras, façam com que os caminhões cheguem atrasados. Nesse caso, a IA calcula um novo plano de despacho para a situação alterada em alguns segundos. Todos os parâmetros são levados em consideração, como estacionamento e utilização da rampa, o estado atual das operações de carregamento ou possíveis prioridades de carregamento. Um ser humano sozinho nunca poderia realizar essa tarefa na velocidade necessária. No entanto, o humano ainda tem a última palavra. Os despachantes podem intervir manualmente no processo de planejamento a qualquer momento e anular as decisões do sistema a seu critério.
Todos os dias, existem milhões de opções, mas apenas uma garante um fluxo suave de materiais considerando todas as restrições. Todos os dias, os agendadores procuram a famosa agulha no palheiro - e a encontram, graças à IA!
Organização do transporte interno: uma questão de alocação correta.
A organização do transporte interno não é menos complexa. Caracteriza-se por entregar o material certo, no lugar certo, na hora certa e na quantidade certa, atendendo a uma solicitação da produção. Cada vez que um novo material é solicitado, deve-se decidir qual motorista fará uma ordem de transporte com qual veículo. A pontualidade é apenas um critério. Além disso, todos os veículos devem ser usados uniformemente e percorrer as distâncias mais curtas possíveis, evitando corridas vazias. Para a alocação de pedidos de transporte, isso significa que nem sempre é o próximo melhor caminhão que recebe um pedido, mas sim aquele com o qual um pedido subsequente pode ser melhor conectado.
A boa logística da fábrica é como uma boa máquina de lavar: eles estão lá, fazem seu trabalho e não chamam a atenção para si.
Com mais de 100 pedidos de transporte por dia, essas condições por si só tornam a programação tão complexa que um humano ficaria sobrecarregado. É por isso que as empresas contam com softwares com algoritmos de otimização inteligentes. Geralmente são algoritmos de autoaprendizagem. Isso significa que o software pode levar em consideração os pedidos de transporte antes mesmo de serem feitos. Suponha que o sistema saiba, por exemplo, que o transporte de um determinado material de estoque ocorre sempre às 16h, e que esse pedido poderia ser finalizado pela manhã, evitando assim uma corrida vazia. Nesse caso, o algoritmo toma essa decisão de forma independente em segundo plano.
VÍDEO: IA NO COTIDIANO
Logística da fábrica
Neste vídeo, nossa colega Jennifer Stead, AI Catalyst da INFORM, explica como a IA está ajudando os fabricantes de eletrodomésticos a organizar sua logística de fábrica.
A IA encontra a agulha no palheiro.
Se você der uma olhada matemática na logística da fábrica de um grande fabricante de eletrodomésticos. Nesse caso, há um número quase infinito de sequências nas quais você pode lidar com todas as tarefas que ocorrem a cada dia. Mesmo com dez pedidos de transporte, o número de sequências possíveis pode ultrapassar 3 milhões. O truque é encontrar aquele que garante um fluxo de material suave e um processamento eficiente, levando em consideração todas as restrições. Nessa gigantesca tarefa logística, os agendadores procuram a proverbial agulha no palheiro todos os dias – e a encontram, graças à IA. Quando se trata de logística interna, os fabricantes de eletrodomésticos são como consumidores com uma máquina de lavar. Está lá, está funcionando e não está chamando a atenção.